Iniciantes

19/10/2015 § Deixe um comentário

“O que qualquer um de nós sabe de verdade sobre o amor?’, disse Herb. ‘Estou falando a sério mesmo, vocês me desculpem. Mas acho que a gente não passa do nível de iniciantes no amor. A gente diz que ama um ao outro, e amamos mesmo, não duvido disso. Nós nos amamos e amamos muito, todos nós. Eu amo a Terri e a Terri me ama, e vocês dois amam um ao outro. Vocês conhecem o tipo de amor de que estou falando agora. Amor sexual, a atração pela outra pessoa, o parceiro, conhecem tão bem quanto eu o tipo de amor simples e cotidiano. O amor carnal, então, e o amor sentimental, podem chamar assim o contato cotidiano com o outro.

Mas ás vezes eu me vejo em sérios apuros quando tenho de explicar o fato de que, afinal, eu devo ter amado também a minha primeira esposa. Mas eu amei, sei que amei. Portanto, acho que, antes que vocês possam dizer qualquer coisa, eu sou como a Terri nesse aspecto. Terri e Carl.’

Refletiu por um minuto e depois foi em frente. ‘Mas a certa altura eu achava que amava minha esposa mais que a própria vida, e tivemos filhos. Mas agora morro de ódio dela. Sério. Como é que a gente pode entender isso? O que foi que aconteceu com aquele amor? Será que aquele amor simplesmente foi apagado do grande quadro-negro, como se nunca tivesse estado lá, como se nunca tivesse acontecido? O que foi que aconteceu com ele, é isso o que eu gostaria de saber. Queria que alguém pudesse me explicar. Então tem o Carl. Ele amava tanto a Terri que tentou matá-la e acabou matando a si mesmo.’ Parou de falar e balançou a cabeça.”

trecho de “Iniciantes”, conto que dá nome ao aterrador livro do Raymond Carver, do qual destaco, além do conto que titula a obra, os angustiantes e terríveis, por motivos e tons muito diferentes, “Uma Coisinha Boa” e “Diga às mulheres que a gente já vai”.

Marcado:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Iniciantes no Felicidade estoica.

Meta

