Em Louvor da Sombra

15/10/2015 § Deixe um comentário

“Conforme se observa por esse exemplo trivial, um negrume cinzento está sempre presente em nossa imaginação, enquanto na dos ocidentais até fantasmas são claros, transparentes como vidro. O mesmo acontece como utensílios de uso cotidiano: a cor que apreciamos é composta de camadas de sombras, enquanto os ocidentais dão preferência a cores compostas por camadas de luz solar.

Nós amamos objetos de prata em bronze oxigenados, eles os consideram anti-higiênicos e os lustram, até vê-los cintilar. Pintam com cores claras o interior dos aposentos – paredes e teto – para evitar o surgimento de áreas sombrias. Nós compomos nossos jardins com árvores e vegetação densa, e eles estendem um tapete de relva em terreno plano. A que se deve tanta diferença? Creio que nós, os orientais, buscamos satisfação no ambiente que nos cerca, ou seja, tendemos a nos resignar com a situação em que nos encontramos. Não nos queixamos do escuro, mas resignamo-nos com ele como algo inevitável. E se a claridade é deficiente, imergimos na sombra e descobrimos a beleza que lhe é inerente.

Mas os ocidentais, progressistas, nunca se cansam de melhorar suas próprias condições. De vela a lampião, de lampião a lampião de gás, de lampião de gás a lâmpada elétrica, buscaram a claridade sem cessar, empenharam-se em eliminar o mais insignificante traço de sombra. A explicação talvez esteja nessa discrepância de temperamentos, mas gostaria aqui de tecer algumas considerações em torno da diferença da cor de nossas peles.”

trecho da pérola Em Louvor da Sombrabreve ensaio em que o Tanizaki discorre sobre o apreço dos orientais pela penumbra e sobre sua importância para a estética e a arquitetura japonesas.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Em Louvor da Sombra no Felicidade estoica.

Meta

%d blogueiros gostam disto: