Felicidade

16/06/2015 § Deixe um comentário

“Também as cores não existem em muito grande número ainda que suas tonalidades e misturas sejam incontáveis. Entre as palavras existem para cada falante as prediletas e as estranhas, preferidas e evitadas, cotidianas — que se usam mil vezes sem temer o desgaste — e outras — solenes — que, por mais que as amemos, só pronunciamos ou escrevemos com cuidado e reflexão, como objetos raros: fazendo as escolhas que correspondem a essa sua solenidade.

Entre elas está para mim a palavra ‘felicidade’.

É uma dessas que sempre amei e escutei com prazer. Por mais que se discute e argumente sobre seu significado, seja como for, ela significa algo belo, bom e desejável. E acho que o som da palavra corresponde a isso.

Parece-me que essa palavra, apesar de sua brevidade [ referência a Glück, palavra alemã para ‘felicidade’, que tem apenas uma sílaba ], tem algo de espantosamente denso e cheio, algo que lembra ouro e com certeza além da plenitude e densidade também lhe é próprio o brilho que parece morar em suas breves sílabas como o raio nas nuvens, começando tão fluida e sorridente, repousando com um sorriso no meio, e terminando de maneira tão decidida.

Era uma palavra para rir e chorar, cheia de fascinação e sensualidade. Se a quiséssemos sentir direito, bastava colocar ao lado desse dourado algo tardio, plano, fatigado, de níquel ou cobre, como realidade ou utilidade, e tudo ficaria claro.”

trecho de Felicidade, texto que dá nome ao lindo livro com reunião de crônicas e registros típicos de diário, lamentavelmente esgotado, do fofo Hermann Hesse.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Felicidade no Felicidade estoica.

Meta

%d blogueiros gostam disto: