Granta 4 – Ambição

01/05/2015 § Deixe um comentário

“A ideia que, com algum impacto visceral, pairava sobre mim e me mantinha hipnotizado era essa: se existem nessa escura província de um país pequeno (a diminuta Áustria) tantos brasões, cada um deles único, quantos deve haver na Europa, no mundo inteiro? Não sei que noção de números grandes eu tinha na época.

Mas me lembro de que a palavra ‘milhões’ passou por minha cabeça e me deixou abatido. Como um ser humano poderia ver, dominar essa pluralidade? Subitamente me ocorreu, numa espécie de revelação jubilosa, mas também aterradora, que nenhum inventário, nenhuma enciclopédia heráldica, nenhuma summa de feras fictícias, inscrições e marcas de fidalguia, mesmo em compêndios, jamais poderia ser completa.

A opaca emoção e desolação que se apoderaram de mim naquele quarto mal iluminado, no final do verão em Wolfgangsee – seria aquilo remotamente sexual? – orientou em grande parte minha vida.”

trecho de “Heráldica”, do George Steiner, um dos contos do volume sobre ambição da Granta em português, cuja seleção me pareceu meio preguiçosa, com a inclusão de textos que eram apenas capítulos de romances, e adotando um conceito de ambição amplo demais — vários dos contos contêm mais rancor, ira, decepção, angústia, ou qualquer outra paixão do que a que dá título ao volume.

Se tivesse que dar uma nota, o que não costumo fazer, daria um generoso 6/10, influenciada, talvez, pela instigante investigação da Elena Lappin em “O Homem de Duas Cabeças” ou pela foto fofa do João Paulo Cuenca bebê.

Marcado:, , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Granta 4 – Ambição no Felicidade estoica.

Meta

