Cozinha Confidencial

05/02/2015 § 4 Comentários

“Deitado na cama e fumando meu sexto ou sétimo cigarro da manhã, estou me perguntando que diabo vou fazer do meu dia. Ah, sim, tenho de escrever esta coisa. Mas isso não é trabalho, não de verdade, não é mesmo? Parece-me um tanto suspeito e … desonesto ganhar uns trocados escrevendo. Escrever qualquer coisa é uma espécie de traição.

Até mesmo um relato frio dos fatos – o que não é exatamente o que tenho feito — não é a coisa em si. E os eventos acabam de uma forma ou outra diminuídos pela narração. Uma terrina perfeita de bouillabaisse ou aquela primeira ostra fundamental, arrancada da Bassin d’Arcachon, ficam ambas vulgares, menos nítidas em minha memória, depois que as ponho no papel.

Se por acaso omiti algumas coisas, ou não fui cuidadoso nos detalhes, como nas aventuras do Estupendo Steven Tempel ou no meu capítulo “Um dia em minha vida”, isso não tem tanta importância. Nossas ações através do tempo e do espaço parecem meio triviais quando comparadas a um punhado de carne cozida no caldo, ao cheiro do açafrão, do alho, de espinhas de peixe e Pernod.”

trecho do incrível e um dos livros mais gostosos de todos os tempos Cozinha Confidencial, do Anthony Bourdain, com quem eu quero passar horas conversando e comendo.

E, para quem anda interessado na “literatura de comida”, o ótimo e divertidíssimo tumblr “Minhas Refeição“, que a Tatá me apresentou dias atrás.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

§ 4 Respostas para Cozinha Confidencial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Cozinha Confidencial no Felicidade estoica.

Meta

%d blogueiros gostam disto: