Vou Cuspir no Seu Túmulo

19/01/2014 § Deixe um comentário

“Acho que Tom poderia ter vendido a casa; com o dinheiro seria possível causar alguns aborrecimentos para a família Moran, talvez acabar com um deles, mas eu não queria impedi-lo de agir segundo suas ideias. Eu agia a meu modo. Ele tinha um bocado desses preconceitos de bondade e de divindade na cabeça. Era honesto demais, o Tom, e isso prejudicava. Ele acreditava que, fazendo o bem, colhia-se o bem, ora, quando isso acontece é apenas uma coincidência.

Só há uma coisa que conta, se vingar, e se vingar da maneira mais completa possível. Eu pensei no garoto, que era ainda mais branco do que eu. Quando o pai de Anne Moran soube que ele flertava com sua filha e que eles saiam juntos, aquilo não se arrastou por muito tempo.

Mas o garoto nunca tinha saído da cidade; eu tinha passado mais de dez anos afastado e, em contato com pessoas que não conheciam minha origem, consegui perder aquela humildade abjeta que nos deram pouco a pouco, como um reflexo, aquela humildade odiosa, que fazia os lábios feridos de Tom proferirem palavras de piedade, aquele terror que levava nossos irmãos a se esconderem ao ouvir os passos do homem branco.

Mas eu sabia muito bem que, tomando sua pele, o subjugaríamos, pois ele fala demais e se trai diante daqueles que julga seus semelhantes. Com Bill, com Dick, com Judy, eu já havia conseguido meus pontos. Mas dizer para eles que acabavam de ser ludibriados por um negro, isso não me ajudaria em nada. Com Lou e Jean Asquith eu teria minha revanche sobre os Moran e sobre todos os outros. Dois por um. E eles não acabariam comigo como haviam feito com meu irmão.”

trecho de Vou Cuspir no Seu Túmulo, romance intenso e sujo do Boris Vian, de quem eu já deveria ter lido A Espuma dos Diasmas como preferir uma história de amor fofinha a uma busca por vingança recheada de sexo, sangue e jazz?

Marcado:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Vou Cuspir no Seu Túmulo no Felicidade estoica.

Meta

