Diálogos

17/12/2013 § Deixe um comentário

“BORGES: Em tudo isso, aparece o problema do tempo. Bom, a gente o aceita verbalmente. Mas depois se pergunta: o que aconteceu antes do primeiro instante? E antes de antes do primeiro instante? Assim até o infinito.

SABATO: Acredito que isso provém de aplicar noções do pensamento feito para um mundo finito a algo que é essencialmente infinito. E aplicamos nosso princípio de contradição, nossa lógica aristotélica a realidades que certamente têm outra lógica. Mas voltando ao sonho, Borges, digo que é impossível demonstrar que a realidade dos sonhos é uma ilusão, inferior à realidade da vigília. Basta ver todos esses argumentos que nós examinamos: não servem para nada. Há também o argumento da coerência. É verdade que os sonhos são mais incoerentes. Mas por que toda realidade tem que ser coerente? De novo, estamos aplicando uma lógica da coerência, que descobrimos na nossa vida diurna, para um universo que não segue essa lógica.

BORGES: Tampouco o esquecimento. Quando a gente quer lembrar de alguma coisa, primeiro tem que esquecê-la e depois a memória a traz. O sonho é uma forma desse esquecimento.

SABATO: É bom se esquecer a cada doze horas. O senhor acha que se poderia sobreviver sem esse esquecimento?

BORGES: Seria a monotonia, o tédio…

SABATO: Acho que seria o desespero e a loucura.  Não se poderia viver sem sonhos. Tampouco sem ficções.

BORGES: (Murmurando). Almoços, chás, refeições periódicas, cafés-da-manhã… Sem um prato de sonho, seria intolerável, não é mesmo?

Sorriem.”

trecho do Diálogos Borges/Sabato, registros de encontros entre os dois escritores promovidos pelo Osvaldo Barone, entre fins de 1974 e começo de 1975, em que falaram sobre sonhos, o universo, literatura e música, em suma, quase tudo, menos política.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Diálogos no Felicidade estoica.

Meta

%d blogueiros gostam disto: