O Lado Bom da Vida

03/09/2013 § Deixe um comentário

“Hemingway deveria ter terminado por aí, porque esse era o final feliz que essas pessoas mereciam depois de lutarem para sobreviver à guerra sombria.

Mas não.

Em vez disso, ele cria o pior fim imaginável: Hemingway faz Catherine morrer de hemorragia após dar à luz um bebê natimorto. É o final mais torturante que eu já vi, e que provavelmente jamais verei na literatura, no cinema e até mesmo na televisão.

Termino o livro chorando, um pouco pelos personagens, sim,mas também porque Nikki ousa dar aula sobre esse livro para crianças. Não posso imaginar por que alguém gostaria de expor adolescentes impressionáveis a um final tão terrível. Por que ela simplesmente não diz para os alunos do ensino médio que sua luta para se tornarem pessoas melhores não vai dar em nada?

Tenho de admitir que, pela primeira vez desde que o tempo separados começou, estou furioso com Nikki por ensinar tal pessimismo em sala de aula. Não vou citar Hemingway tão cedo, nem quero ler outro de seus livros.

E, se ele ainda fosse vivo, eu escreveria uma carta para ele agora mesmo e ameaçaria estrangulá-lo até a morte com minhas próprias mãos, só por ele ser tão deprimente. Não é à toa que ele se matou com um tiro na cabeça, como diz o ensaio introdutório.”

trecho de O Lado Bom da Vida, leitura divertida e inofensiva, para encarar um semestre para o qual “péssimo” não é um adjetivo à altura de sua ruindade.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento O Lado Bom da Vida no Felicidade estoica.

Meta

%d blogueiros gostam disto: