Um jogador

20/02/2013 § Deixe um comentário

“O principal, agora, é a Suíça! Amanhã mesmo; oh, se fosse possível partir amanhã mesmo! Nascer de novo, ressuscitar. É preciso demonstrar-lhes… Que saiba Polina que ainda posso ser gente. Basta apenas… aliás, já é tarde, mas amanhã … Oh, tenho um pressentimento! E nem podia ser de outro modo! Tenho agora quinze luíses de ouro, e cheguei a começar com quinze florins! Se começar com cuidado…

Mas, será possível, será possível que eu seja tão criança? Não compreenderei, porventura, que sou um homem perdido? Mas, por que não posso resuscitar? Sim! Basta ao menos uma vez na vida ser paciente e calculador, e eis tudo! Basta ter caráter uma só vez, e, numa hora, posso mudar todo o meu destino! O principal é o caráter. Lembrar apenas que, há sete meses, me aconteceu coisa semelhante, em Roletenburgo, antes de eu perder tudo.

Oh, foi um admirável exemplo de decisão: eu perdera tudo, tudo… Saio então do cassino, e percebo que no bolso do meu colete se mexe ainda um florim. ‘Ah, então tenho com que jantar!’ — pensei, mas, percorrendo uns cem passos, mudei de ideia e voltei.

Coloquei aquele florim no manque; e, realmente, sentimos algo de peculiar nessa sensação, quando, sozinhos, em país estranho, longe da pátria, dos amigos, e sem saber o que vamos comer nesse dia, apostamos o último florim, o último dos últimos, o derradeiro! Ganhei e, vinte minutos depois, saí do cassino com cento e setenta florins no bolso. Eis uma realidade! Eis o que pode significar, às vezes, o derradeiro florim! E o que aconteceria, se eu naquele momento tivesse perdido a confiança, se não me atrevesse a decidir-me? …

Amanhã, amanhã tudo estará terminado!”

trecho de Um Jogador, do Dostoiévski, sobre as angústias e alegrias do inveterado Aleksiéi Ivânovitch junto às roletas. Menção honrosa pra participação da aloprada vovó Antonilda.

Marcado:, , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Um jogador no Felicidade estoica.

Meta

