Sobre o Cinismo Juvenil

05/12/2012 § Deixe um comentário

“Há na beleza algo de antiquado, embora seja difícil explicar o quê. Um pintor moderno ficaria indignado se alguém o apontasse como alguém que persegue a beleza. A maioria dos artsitas de hoje parece se inspirar em uma espécie de de rancor contra o mundo, uma vez que gostam mais de provocar o sofrimento significativo do que o prazer sereno. Além do mais, muitas formas de beleza exigem que o homem moderno e inteligente se leve mais a sério do que ele é capaz.

Um cidadão ilustre de uma pequena cidade-estado como Atenas ou Florença podia, sem dificuldade, sentir-se importante. A Terra era o centro do Universo, o homem era o própósito da criação, sua cidade exibia o que o homem tinha de melhor em sua cidade. Nessas circunstâncias, Ésquilo e Dante podiam levar a sério as suas alegrias e tristezas. Eram capazes de sentir que as emoções da matéria individual, assim como os acontecimentos trágicos merecem ser celebrados em versos imortais.

Mas o homem moderno, quando assaltado, pelo infortúnio, tem consciência de ser apenas uma unidade num todo estatístico; o passado e futuro se estendem diante dele numa melancólica sucessão de derrotas triviais. O próprio homem parece um ridículo animal empertigado, que berra e se agita durante um breve interlúdio entre silêncios sem fim.’O homem desacomodado não é mais do que um pobre animal, nu e dividido”, diz o rei Lear, e esta ideia o leva à loucura por ser uma ideia estranha. Para o homem moderno, no entanto, esta é uma ideia familiar que o impele somente à trivialidade.”

observações do Russell sobre o cinismo juvenil e a beleza em “Sobre o Cinismo Juvenil”, um dos 15 artigos compilados n’O Elogio ao Ócio. Destaque para “A Arquitetura e Questões Sociais” e suas propostas visionárias de reorganização do espaço e apoio à emancipação da mulher “dona de casa”, e o lúcido “Em Defesa do Socialismo”. 

Anúncios

Marcado:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Sobre o Cinismo Juvenil no Felicidade estoica.

Meta

%d blogueiros gostam disto: