Cyro & Drummond

18/10/2012 § Deixe um comentário

“Caro Cyro,

Todos os anos, no dia melancólico do aniversário de um amigo, sentimos no dever de mandar-lhe algumas palavras alegres, que disfarcem a chatice ou a tristeza da efeméride. É a razão que desculpo para o seu bondoso radiograma do dia 31. Ele me consolou bastante, mas não a ponto de me esconder esta verdade inelutável: estou ficando velho.

Uma calvície cada vez mais extensa, um apetite cada vez menos acentuado pelas coisas do mundo em que fui chamado a viver, maus dentes, mau estômago, eis aí as parcelas negativas do meu balanço, o de aniversário.

Mas você perdoará essas lamúrias de um indivíduo socialmente inúltil ( eis o que me tem impressionado ultimamente: a minha pavorosa inutilidade), que não tendo a coragem cívica do suicídio, nem a de ir lutar na Espanha ao lado da Pasionaria, se deixa ficar torpemente diante de uma mera vida de burocrata, escrevendo cartas de respostas a pedidos de encargos e de posse.

Minha vida é bastante escrota para que eu tenha a pretensão de ocultar a verdade. Você me perdoará  — e dirá amavelmente que não, que sou o grande poeta da Floresta etc. Ao que darei uma banana para V. e outra para mim e me confessarei eternamente perturbado.

Quando puder, escreva para mim, e dê notícias suas e dos amigos; sinto falta de todos. O abraço certo do

Carlos”

carta enviada pelo Drummond ao Cyro em agradecimento à lembrança de seu aniversário, em 4 de novembro de 1936. O texto é um dos 163 registros de correspondências trocadas pelos autores — e dois dos mineiros mais formidáveis já nascidos — reunidas no delicioso e fortemente recomendado Cyro & Drummond.

Marcado:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Cyro & Drummond no Felicidade estoica.

Meta

