As Afinidades Eletivas

05/02/2012 § Deixe um comentário

“E ali ficou ele, como queria, como devia. Nada, porém, igualava-se ao prazer de estar junto com Ottilie. Ela também tinha a mesma sensação; também não podia furtar-se a essa bem-aventurada necessidade. De qualquer modo, sentiam uma atração mútua indescritível, quase mágica. Moravam sob o mesmo teto; mas, mesmo sem pensar diretamente um no outro, ocupados com outros assuntos e convivendo a todo instante com outras pessoas, acabavam se aproximando.

Quando se encontravam num salão, não tardava e lá estavam eles, em pé ou sentados, um ao lado do outro. Só quando estavam bem próximos é que conseguiam se acalmar, e bastava essa proximidade para se acalmarem completamente; não precisavam de nenhuma palavra, gesto ou contato; bastava simplesmente estarem juntos.

Deixavam então de ser duas pessoas, tornavam-se apenas uma, numa tácita e perfeita satisfação, contentes consigo mesmos e com o mundo. Se um dos dois estivesse retido num dos extremos da casa, o outro, aos poucos, por si mesmo e sem premeditação, dirigia-se para lá. A vida para eles era um enigma, cuja solução só poderiam encontrar juntos.”

trecho de As Afinidades Eletivas, mais complexo e tão trágico quanto o Werther. Goethe se especializando com louvor no negócio de arrancar lágrimas.

Às leituras de prazer de 2012, digo apenas: os padrões serão altos. Preparem-se!

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento As Afinidades Eletivas no Felicidade estoica.

Meta

%d blogueiros gostam disto: