A dócil

22/12/2011 § Deixe um comentário

“Cega, cega! Está morta, não ouve! Você não sabe com que paraíso eu teria te cercado. O paraíso estava na minha alma, eu o teria plantado em volta de você! Bem, você não me amaria – e daí, o que importa? – Tudo seria assim, tudo ficaria assim. Faria confidências apenas para mim, como amigo – e então ficaríamos alegres, e riríamos alegremente, olhos nos olhos. Viveríamos assim.

E se você se apaixonasse por outro – e daí, e daí! Iria com ele, rindo, enquanto eu olharia do outro lado da rua… Ah, fosse o que fosse, contanto que ela abrisse os olhos uma única vez! Por um só momento, um só! que me lançasse um olhar, assim como ainda há pouco, quando estava diante de mim e jurava que seria uma esposa fiel! Ah, num único olhar ela teria entendido tudo!

A casmurrice! Ah, a natureza! Os homens estão sozinhos na terra – essa é a desgraça! ‘Há algum homem vivo nesses campos?’ – grita o bogatir russo. Também grito eu, que não sou bogatir, e ninguém dá sinal de vida. Dizem que o sol vai nascer e – olhem para ele, por acaso não é um cadáver?

Tudo está morto, e há cadáveres por toda a parte. Há somente os homens, e em volta deles o silêncio – essa é a terra! ‘Homens, amai-vos uns aos outros’ – quem disse isso? De quem é esse mandamento? O pêndulo bate insensível, repugnante. Duas horas da madrugada. As suas botinhas estão junto da cama, como que esperando por ela… Não, é sério, quando amanhã a levarem embora, o que é que vai ser de mim?”

trecho do relato desesperado de ‘A Dócil’  em “Duas Narrativas Fantásticas”, do Dostoiévski, o primeiro livro lido durante as férias, este período mágico em que me lembro, não mais com pesar e sim com alegria, que há escritos no mundo que não tratam de Direito.

Marcado:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento A dócil no Felicidade estoica.

Meta

