É preciso ler e escrever alternadamente

20/11/2011 § Deixe um comentário

“Esses deslocamentos, que sacodem a minha preguiça, fazem bem, acho eu, à minha saúde e aos meus trabalhos. Tu compreendes por que são úteis à minha saúde: o meu amor pelas letras me torna preguiçoso e me leva a negligenciar o meu corpo; então, faço exercícios graças aos esforços de outrem.

Por que são benefícios para meu trabalho? Vou mostrar-te por quê. Posso continuar as minhas leituras. Ora, na minha opinião, a leitura é necessária: primeiro, ela me impede que eu me contente com a minha própria pessoa; depois, quando tomo consciência das pesquisas dos outros, posso julgar-lhes as descobertas e refletir sobre o que falta descobrir.

A leitura alimenta o espírito; e quando este está cansado do estudo, aquela lhe renova as forças, não sem pô-lo ao trabalho, diga-se de passagem. Não se deve limitar-se a praticar ou a escrita ou a leitura: uma dessas atividades cansa as nossas forças e as leva ao esgotamento – falo da escrita; a outra as relaxa e descansa.

É preciso passar de uma para outra e encontrar um equilíbrio entre ambas: assim tudo o que a leitura captou, a escrita juntará numa composição. Devemos, como se diz, imitar as abelhas: elas voam de flor em flor e escolhem as que lhe permitem fazer o mel; depois, dispõem e repartem nos favos tudo o que juntaram.”

Sêneca, em ‘É preciso ler e escrever alternadamente’ em “As Relações Humanas: a Amizade, os Livros, a Filosofia, o Sábio e a Atitude Perante a Morte.”

Marcado:, , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento É preciso ler e escrever alternadamente no Felicidade estoica.

Meta

